Rede Azul

A missão da Rede Azul está baseada em quatro pilares: educação formal e teológica, ações sociais e evangelização.

A Rede Azul de Educação, da Congregação das Irmãs da Nossa Senhora Imaculada Conceição de Castres, tem sua origem histórica no carisma de Emilie de Villeneuve, que a fundou, na França pós-revolucionária, em 1836, com o intuito de servir a Deus nos mais pobres, excluídos e desprovidos da sociedade, com um olhar especial à infância e à juventude. 

A história da Rede Azul

Há 182 anos as Irmâs da Imaculada Conceição estão presentes em quatro continentes e, procuram viver esse carísma, aliando-se a todos os que buscam contruir com a história, através da educação.

A Casa Generalícia está situada em Roma a pedido da Santa Igreja para estar mais próxima da Sagrada Congregação dos Religiosos.

No Brasil a Sede fica em São Paulo a qual é mantenedora de 4 (quatro) Colégios: Colégio Maria Imaculada, Colégio Emilie de Villeneuve, Colégio Notre Dame e Colégio Madre Iva. Nossa mantenedora está comprometida com a formação de seus educadores e o faz sistematicamente por meio de simpósios, seminários, congressos e palestras, cria espaços de formação pessoal e profissional.


Educação Formal

O trabalho na área educacional dos Colégios da Rede Azul fundamenta-se no carisma de Emilie de Villeneuve, fundadora da Congregação, e nos princípios evangélicos que norteiam a identidade e a ação de cada Escola da Província.

O conhecimento científico, segundo a proposta dos colégios das Irmãs Azuis, é um instrumento de transformação social que favorece o compromisso ético com uma cultura plural e solidária, com o diálogo inter-religioso e com os múltiplos desafios da realidade.


Os Colégios da Rede Azul

Colégio Emilie de Villeneuve

Colégio Imaculada Conceição

Colégio Maria Imaculada

Colégio Madre Iva

Colégio Notre Dame

Colégio Notre Dame de Lourdes

Centros Socieducacionais

Centro Educacional Emilie

Centro Social Esperança

Obra Social - Escola São Miguel

Escola Coração de Jesus

Evangelização

As irmãs da Província de São Paulo atuam nas diversas pastorais, nas Comunidades Eclesiais de Base e nas Paróquias, contribuindo com a Evangelização, a fim de suscitar novos discípulos(as) missionários(as) de Jesus Salvador, de modo a vivenciar seu quarto voto: “Anunciar Jesus Salvador lá onde ele não é amado nem conhecido 

Teologia

O trabalho educacional que compreende a Teologia também é um importante pilar das Irmãs da Rede Azul. A Província organiza um curso de seis anos voltado para a formação teológica e reconhecido pela Faculdade ITESP (Instituto São Paulo de Estudos Superiores), que concede o título de Bacharel em Teologia. 

... por conta da distância física e cultural, a América do Sul foi o maior desafio (para as Irmãs Azuis), a grande semeadura, mas também a grande colheita.

As primeiras sementes foram recolhidas na dor da expulsão da pátria, juntamente com os frades da Terceira Ordem Regular de São Francisco, que atuavam na mesma região de origem das Irmãs Azuis.

E aquele grupo de exilados, de coração ardendo pela missão que estavam prestes a abraçar, lançaram seu barco ao oceano imenso e foram para o Brasil, para as terras quentes do Mato Grosso. O trabalho começou mais rapidamente do que o esperado e, antes mesmo que as Irmãs dominassem a língua local, já falavam a língua da acolhida, aquela que estabelece laços de confiança entre todos os povos.

Foram, pois, esses laços velozmente estabelecidos que trouxeram as primeiras alunas e órfãs, que abriram as portas do convento aos pobres quando eclodiu uma revolução local, que arregaçou logo as mangas das Irmãs para trabalharem no hospital e enfrentarem as epidemias, que pendurava as redes dos que vinham chegando, que remava os barcos para atravessar os rios e levar o Evangelho.

E foi a consolidação desses laços que abriu novas casas, que levou as Irmãs para outras regiões, que enfrentou as cidades grandes, que conquistou vocações.

Patrizia Bergamaschi, BRILHO INTENSO SOBRE AZUL PROFUNDO