Aulas remotas para a Educação Infantil, que contribuição elas podem trazer?

Muitas famílias tem questionado sobre a efetividade das atividades online com as crianças em idade pré-escolar. Mas o que essas aulas remotas trazem de benefício para os alunos? Sabemos que as crianças tem dificuldade de se concentrar por

muito tempo e se dispersam facilmente com variados estímulos que aparecem durante as aulas. Mas é fato, que essas propostas agregam muitas experiências aos pequenos, evitando o retrocesso de uma aprendizagem.

Um dos objetivos das aulas remotas é manter a rotina pedagógica dos alunos com cantigas, jogos e brincadeiras, leituras, atividades direcionadas e troca de experiências, nutrindo de estímulos para a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades. Acompanhando as propostas, mesmo que virtualmente, desperta no aluno novas experiências, abrindo portas para o conhecimento e descobrindo novos mundos por caminhos diversos.
No processo de alfabetização e letramento, os alunos são estimulados a escrever novas palavras, ler pequenos textos e entram em contato com diversos gêneros textuais. No desenvolvimento dos conceitos matemáticos, jogos facilitam esse processo.

Além disso, manter o padrão básico de vínculo com a escola, professores e colegas, ajudará no retorno das aulas presenciais, amenizando o processo de adaptação.

Mesmo em casa, com os estímulos e propostas enviadas pela escola, as crianças podem ir onde a imaginação levar!