Proposta Pedagógica

Como nos diz Pinar (2004), o currículo escolar reúne o que desejamos lembrar do passado, o que acreditamos no presente e o que queremos transformar para o futuro. Trata-se de uma forma de organização do conhecimento manifesta e condicionante na disposição dos tempos e espaços escolares e no fazer dos alunos e professores, uma organização que considera as mudanças dos tempos de socialização e formação da aprendizagem. Assim, o comportamento dos alunos, a valorização de determinados conteúdos, a visão de avaliação, a arquitetura, o mobiliário também são currículo.

O currículo compreende os sujeitos em interação, os vários espaços e tempos, as ações escolares e culturais, o ingresso na sociedade da informação com as novas tecnologias, as experiências de aprendizagens, os planos pedagógicos, o projeto educativo, os objetivos a serem alcançados, o processo de avaliação e toda ação educativa do colégio.

Ao currículo se associa o conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. Integram o currículo todo o processo de discussão, análise e interpretação dos conhecimentos, das atitudes e valores trabalhados a partir da realidade da comunidade educativa, assim como o desenvolvimento desse trabalho com o aluno.

Pensar em um currículo que dê oportunidades de acesso às ciências, às artes, aos novos saberes, às novas linguagens, às novas lógicas, à capacidade de buscar conhecimentos exprime a possibilidade de uma atuação autônoma do aluno e de sua prática cidadã de forma contínua, crítica e reflexiva, valorizando uma cultura respeitosa à diversidade.

SIGA-NOS

 

 

 

© 2020 por COLÉGIO MADRE IVA www.colegiomadreiva.com.br

  • Wix Facebook page
  • Twitter Classic
  • Wix Google+ page

 

(11) 4148-9110

Rua Nelson Raineri, 700 - Lajeado
Cotia - SP - Cep 06702-155
(Raposo Tavares - km 34,5)