Metodologia

No espaço escolar, a construção do conhecimento pressupõe um contexto favorável à interação com o outro, com o professor, com o meio, com a situação presenciada e com outras situações relacionadas. Só assim é possível conhecer, transformar e apropriar-se daquilo que é apresentado. Nessa concepção, espera-se que o trabalho pedagógico mobilize o aluno para a construção de conhecimentos relevantes, provoque o estabelecimento de relações cada vez mais complexas e totalizantes e colabore com a síntese e a explicitação desses conhecimentos.

Para que isso aconteça, precisamos fazer uso de uma metodologia dialógica e dialética trabalhada por educadores que assumam o papel de mediadores do processo de aprendizagem.

Entenda-se por dialógica a metodologia fundada no diálogo construtivo entre professor e aluno, aluno e aluno, que, juntos, analisam, questionam, pesquisam, aplicam, discutem, criticam e confrontam. E por dialética, a metodologia que se alicerça numa concepção de educando como ser ativo e de relações.

O conhecimento é visto assim como construção pessoal e coletiva que se dá na problematização, na reflexão, na reelaboração, partindo do pensamento abstrato ao concreto e, portanto, significativo para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Vygotsky (2004) e Paulo Freire defendem a metodologia dialógica e dialética como estratégia fundamental para a construção de conhecimentos e para a aprendizagem significativa.